A libertação natural de líquidos (suor) nem sempre é uma indicação da intensidade do exercício. A melhor forma é verificar os batimentos cardíacos.
Quando se faz exercício, o coração bate mais depressa para ir ao encontro da maior necessidade de sangue e oxigénio nos músculos do corpo. Quanto mais intensa é a a actividade, mais depressa baterá o coração, ou seja, a frequência cardíaca aumenta. Por isso, controlar a frequência cardíaca durante o exercício físico é uma excelente forma de regular o esforço.
Existem limites de intensidade de exercício que são descritas como seguras e eficazes para promover benefícios no aparelho cardiovascular. Para determinar estes limites é necessário conhecer alguns conceitos:
- Frequência Cardíaca Máxima (FCmax): está relacionada com a idade, pois o esforço do coração para bombear o sangue no nosso corpo aumenta ao longo da vida. A FCmax é calculada subtraindo a idade a 220, para os homens e subtraindo a idade a 200 para as mulheres. Exemplo: um individuo do sexo masculino com 30 anos de idade terá uma FCmax de 220-30 = 190.
- Frequência Cardíaca de Treino (FCtreino): corresponde ao número de batimentos cardíacos por minuto durante um determinado exercício físico. Para a maioria das pessoas saudáveis, este nível está entre os 50% e 80% da sua FCmax. Exemplo: sendo a FCmax de 190bpm (batimentos por minuto), a FCtreino será entre os 95bpm e os 152bpm.
Actualmente já existem uma serie de dispositivos que permitem mostrar estas informações e programar alarmes de acordo com o esforço físico pretendido. Exemplos desses dispositivos em Polar, Sigma, Garmin.
Outros indicadores:
- actividade moderada: 50-60% da FCmax
- controlo de peso: 60-70% da FCmax
- limiar anaeróbio: 80-90% da FCmax
- esforço máximo: 90-100% da FCmax
olá!
ResponderEliminarcomo aferi a fc em uma aula de bike indoor sem o frequencimentro?
abraço
Olá,
ResponderEliminarDe uma forma automática não será fácil saber a frequência cardíaca instantânea sem um equipamento (frequencímetro cardíaco). É normal encontrar no ciclismo indoor as próprias bikes terem um frequencímetro que medem as pulsações através da passagem de corrente eléctrica entre as os punhos da bike. Caso nenhuma desta situações sejam possíveis, então julgo que só manualmente (contar as pulsações durante 15s - por exemplo, e multiplicar por 4).
Saudações.