
Tinha chegado o grande dia. As expectativas estavam em alta. Às 05.40 começamos a colocar as bikes nos carros. Foi necessária alguma engenharia de arrumação, mas nenhuma ficou em terra.
Posemos-nos a caminho de Alvalade às 06.10h. Ainda estávamos dentro do horário. Chegámos a Alvalade às 08.00h e a movimentação era grande.

O Rui tinha ido de véspera e já tinha levantado os dorsais de todos. Equipamos-nos, preparámos as bikes e lá fomos até à zona de partida.
Antes ainda passámos pela zona do secretariado onde estava posta uma mesa com um abundante pequeno almoço - sandes, bolos, sumos. Não resistimos!
09.00h foi dada a partida. Fizemos ainda alguns Kms por alcatrão, mas logo entramos nas planícies alentejanas.

De inicio ainda apanhámos alguns trilhos com um pouco de areia que tivemos de fazer a pé. Mas rapidamente entramos no ritmo e as paisagens eram espectaculares.
Passámos zonas de arrozais, contornámos a lagoa da barragem, sempre a um bom ritmo.
O percurso era acessível, até que incursámos serra acima. Aqui começaram as dificuldades. Foi subir e depois subir e continuávamos a subir.

A recompensa foi que depois de uma subida há sempre uma descida. E assim foi. Descemos a serra por um single-track de se lhe tirar o chapéu, completamente envolvido num arvoredo serrado. Um pouco técnico mas lindo!

Perdemos a conta dos abastecimentos. Havia água com abundância e no abastecimento junto à barragem, mais parecia um almoço. Era sandes de fiambre, queijo, carne assada, bolos, sumos vários... enfim... havia comentários "já não saio daqui!"

Uma referência especial para uma menina que, eufórica, apoiava os participantes, e em especial, os Papa Trilhos, com cartazes a dizer "força" (teve direito a comentário no ForumBTT - ver
aqui), seu nome - Fernanda. Também para outras meninas que fizeram a cobertura vídeo de várias zonas do percurso. Reportagem 5*. Parabéns à Marlene, Helena e Fernanda.

Não seria justo se não ficasse aqui registado a excelente, repito, excelente organização desta maratona. Dorsais personalizados, abastecimentos de alto nível, todo o percurso sinalizado com setas, fitas e indicações de zonas de perigo, apoio móvel de moto 4, apoio médico móvel de jipe, nada ficou ao acaso.
Os Papa Trilhos optaram pelo percurso de 60Km (que foram 67,1Km) e todos completaram o mesmo - uns de bike, e outro com a bike na carrinha de apoio. Quem foi?...
A zona de banhos foi no parque de campismo de Porto Covo. Todos os banhos eram quentes, mas a bilha é que já não tinha gás. A dureza continuava depois da prova!

Não poderíamos terminar o nosso dia sem um grande almoço (já quase à hora de jantar) num restaurante à beira mar, mesmo em frente à ilha do Pessegueiro - restaurante "A ilha". Que bela vista.
Foi um evento já com marcação na agenda dos Papa Trilhos para 2009. Os parabéns dos Papa Trilhos para o Alvadense pela excelente organização desta 10ª edição Alvalade - Porto Covo.
Foram 68Km com 1193m de acumulado de subida:

Algumas estatísticas do passeio:
- tempo a andar: 4.43.18
- média de andamento: 14,4Km/h
- nº de paragens: 14
- tempo de paragens: 0.33.50
- distância a subir/plano/descer: 17,69Km/31,31Km/18,88Km
- altitude máxima/mínima: 274m/8m
Percurso disponível
aqui.
Ver mapa maiorParticipantes(10): Paulo Alex San, Rui San, To Ze San, Nelson San, Mario San, Carlos Prazeres San, Ni San, Vitor San, Luis Ferreira San, CaJo San.
Aqui ficam as fotos: