Para esta voltinha, a menina Marlene San resolveu vir também pedalar, e não só... a esposa do Mimosa San, a Gina, também mostrou que as mulheres estão empenhadas em acompanhar os Papa Trilhos.
A manhã estava já com o sol a espreitar e avizinhava-se um dia de calor.
No Parque das Lagoas podemos logo ver mais uma estreia - o Paulo San, que já não andava connosco desde o by night, e a sua nova bike de suspensão total LaPierre.
Saímos de FF em direcção à Qta do Conde e depois seguimos pela estrada junto à Makro e apanhámos uns trilhos até à Qta do Anjo.
Aqui seguimos para Palmela e depois subimos até ao Castelo pelo jardim. Fizemos uma paragem para abastecimento no anfiteatro do jardim.
Fizemos depois uma voltinha turística pelo Castelo. Fomos a um pátio junto à igreja de Santiago (ao lado da pousada) e depois fomos dentro do castelo tirar algumas fotos.
Olhem como o Mimosa fica bem assim vestido!
A foto de grupo também fez parte do conjunto de fotos tiradas no Castelo.
O Castelo de Palmela, tem origem árabe, com a primeira fortificação, provavelmente, edificada por volta do século IX, depois da conquista desta região aos visigodos, mas onde os testemunhos arqueológicos, apontam para uma ocupação humana desde o período neolítico.
D. Afonso Henriques conquistou Palmela em 1147, mas voltaria a cair na mão dos muçulmanos e só por volta de 1190, passaria definitivamente para a posse portuguesa. D. Sancho I, mandou fazer reparações na fortaleza e doou-a à Ordem de Santiago, que fizeram de Palmela a sede da Ordem.
É já no reinado de D. João I que se inicia a construção do convento onde esta ordem se instala, a partir de 1443. D. Pedro II, por volta de 1670, modernizou as suas defesas, adaptando-as ao uso de artilharia, mas as suas estruturas viriam a ser seriamente danificadas com o terramoto de 1755.
Este acontecimento e a extinção das ordens religiosas, lançou esta fortaleza no abandono, até à sua classificação como Monumento Nacional e à execução de obras de restauro iniciadas em 1945, que também recuperaram o antigo convento, onde funciona uma pousada.
Depois de visitarmos o Castelo e tirarmos todas as fotos, fizemos o regresso até FF. Pelo caminho ainda fizemos o trilho dos moinhos e fomos visitar o Cai de Costas. Aqui foi só mesmo para ver, apenas alguns Papa Trilhos não resistiram e aventuraram-se a subir. O caso do Rikybike e do Silva que a subiram 2 vezes!
Referencia para a prestação das meninas - Marlene e Gina, que fizeram todo o percurso e com a promessa de que na próxima semana alguém iria subir a Cobra.
Foram 49Km com 629m de acumulado de subidas.
Algumas estatísticas do passeio:
- tempo total: 4:48:43
- tempo a andar: 3:18:39
- tempo de paragem: 1:30:04
- nº de paragens: 21
- média de andamento: 14.7Km/h
- distância subida/plano/descida: 10.4Km/15.9Km/18.0 Km
- altura máxima/mínima: 255m/25m
Participantes (12): Ni San, Rui San, Rikybike San, Mimosa San, Marco San, Carlos Prazeres San, Silva, Paulo San, Paulo Alex San, Marlene San, To Ze San, Gina
View Larger Map
Mais um excelente passeio, já repararam que na nossa fotografia de grupo,o fotógrafo nos pôs todos a rir…
ResponderEliminarUm abraço
Mais uma voltinha à maneira, com grau de dificuldade qb, uns pelo acumulado de km realizados e outros pelo não acumulado, mas que todos ficaram muito bem na foto, pois como é apanágio nas voltinhas domingueiras dos Papa Trilhos.
ResponderEliminarAs boas vindas à Gina neste passeio, que teve sempre o insentivo para o passeio, assim como a Marlene, que já começa a mostrar alguma "veterania" nestas voltinhas tão bem ela subiu ao Castelo e levou a promessa da subida da cobra, espectáculo.
Voltinha bem disposta como de costume, que fica bem retratada na foto de grupo, com toda a gente a sorrir como foi em toda a volta, onde a boa disposição é regra.
Assim sendo para a semana temos encontro marcado para a cobra, pois alguém vai subi-la, ehehehe (é mais o susto que a dificuldade).
Abraços e beijinhos
Rui
olá pessoal,apenas faço este comentário para vos agradecer a todos o apoio,divertimento e companheirismo que se manifesta em cada voltinha domingueira.Um agradecimento especial para a Gina que nos presenteou com a sua presença e boa disposição.
ResponderEliminarFiquem bem.
Marlene San