Começámos por fazer o aquecimento nas máquinas disponibilizadas pela pousada.
O aquecimento do Mimosa foi feito de outra forma. Depois de na noite anterior, quando chegou ao quarto, viu que tinha um furo, hoje de manhã ao levantar-se tinha outro furo na outra roda. Score - Paulo: 2, Mimosa: 2.
Para que a chegada a Vila Real Sto António fosse a tempo de apanharmos o 1º comboio, decidimos partir e tomar o pequeno-almoço pelo caminho. Assim, fizemos-nos à estrada e começámos as nossas pedaladas cerca das 08.00h.
O percurso era sempre por alcatrão, e pelo caminho tínhamos algumas subidas que deram mais luta que o habitual, pois agora já levávamos a nossa bagagem toda, ou seja, estávamos carregados que nem burros!
Pelo caminho, íamos apreciando as bonitas paisagens, que de outra forma passariam despercebidas.
Após alguns quilómetros e dores nas costas (eu que o diga!) parámos para tomar o merecido pequeno-almoço. Invadimos o café local e entre sandes de presunto, queijo no típico pão alentejano (embora já tivéssemos no Algarve), ninguém ficou com fome!
O grupo aqui partiu repartido, pois uns iam mais carregados que outros. O Rui San teve a amabilidade de levar a minha mochila, para aliviar as dores nas costas (os meus agradecimentos!!!). Fomos pela estrada do Azinhal, onde o Mimosa San fez questão de tirar uma foto.
Ainda antes do Azinhal, podemos desfrutar duma bela descida.
Pelo caminho ainda parámos para abastecer de água. Um abastecimento à antiga, cujo mecanismo ainda funcionava em pleno.
Continuámos pela estrada fora e Vila Real já estava à vista. O entusiasmo elevou a moral já com o sabor de objectivo cumprido. Parámos na rotunda para Castro Marim para reagrupar o pessoal.
Os poucos quilómetros que nos separavam do destino foram feitos com um sorriso de orelha a orelha. Finalmente avistámos a placa de Vila Real de Sto António e o momento foi amplamente registado.
A chegada a vila Real foi perto das 12.00h após 43Km. Como o comboio era às 13.10h, ainda tínhamos tempo para mudar de roupa, comer alguma coisinha e carregar as bikes no transporte que já estava à nossa espera (os nossos agradecimentos também a quem foi ao Algrave de propósito para ir buscar as bikes). Alguns ainda foram a casa do Mimosa tomar um pequeno banho e mudar de roupa.
A cidade de Vila Real de Sto António foi fundada em 1774, por ordem do Marquês de Pombal, a cidade foi construída em menos de dois anos sobre o areal junto à foz do Guadiana. O objectivo era o de controlar o comércio neste importante ponto de fronteira e desenvolver as pescas, que mais tarde fariam surgir a industria conserveira. Hoje é uma cidade virada para o comércio e turismo, tendo o privilégio de se encontrar na foz do Guadiana (que a limita a nascente), junto à praia (limite sul), ao pinhal (a poente) e à Reserva Natural do Sapal (a norte).
O comboio regional que partiu de Vila Real de Sto António, levou-nos até Faro, onde depois apanhámos o Alfa-Pendular até ao Pinhal Novo.
A viagem foi aproveitada para descansar e fazermos o balanço desta indescritível aventura. Uns não conseguiram disfarçar os pensamentos profundos que lhe iam na alma.
Chegámos ao Pinhal Novo ainda não eram 17.30h e tínhamos uma recepção digna de campeões. As nossas meninas foram receber-nos com a qualidade que nos já habituaram.
Para quem pedalou os 3 dias foram mais de 300Km e um acumulado que ultrapassou os 3.000m de subidas (3.240m). Os que pedalaram durante o sábado e domingo, acumularam 149Km e 1.946m de subidas.
Foi uma experiência inesquecível que proporcionou muitos momentos de boa disposição e a fazermos algo que realmente gostamos - andar de bike no convívio com os amigos. Obrigado a todos!
Venha a próxima aventura!
View Larger Map
Como nesta aventura tivemos muitas fotos, tive de dividi-las em 2 alguns. Aqui ficam elas.
Álbum 1:
Álbum 2:
Muito bom :)
ResponderEliminar