A comitiva Papa Trilhos, ao contrário do esperado, éramos somente 8, onde 7 iriam pedalar - Marlene San, Gina San, Paulo Alex San, Rui San, Mimosa San, Ivo, Fonseca e esposa.
Pelo caminho ainda tivemos um contra-tempo, quando na auto-estrada a bicicleta do Sr. Fonseca desencaixa do suporte e cai para lado. Não houve danos de maior.
Chegámos ao Carriço cerca das 09.00h e fomos logo ao secretariado levantar os dorsais. Era um exemplo de secretariado. Tinham várias filas por números de dorsal. era só consultar o nº nas listas afixadas e depois ir para o "guichet" respectivo. Tudo bastante fluído e sem grandes esperas, para não falar na simpatia das meninas que estavam a atender. Em dia Internacional da Mulher, as meninas não pagavam e o almoço também era oferecido pela organização.
Depois de levantados os dorsais e estarmos devidamente equipados, fomos para o controlo 0. E poucos minutos depois foi dada a partida. Estava marcada para as 09.30h e assim aconteceu.
Os primeiros quilómetros foram pelas estradas do Carriço e depois entrámos nos trilhos. Haviam 3 opções de percursos - 15, 35 e 65Km. Logo nos 1ºs Kms entrámos num single-track definido por pinheiros de um lado e outro, muito bonito.
Continuámos o percurso, essencialmente por pinhal. A paisagem e os próprios trilhos, nesta fase, eram muito semelhantes ao que costumamos fazer na Apostiça. Apanhámos alguma areia, o que obrigava a um maior esforço, ou mesmo a desmontar.
Mais à frente, fizemos um estradão de perder de vista com um sobe e desce constante, bastante agradável. Pouco depois chegámos ao 1º abastecimento. Nesta altura estava eu e o Ivo. O Rui já o tínhamos perdido de vista e as meninas estavam a fazer companhia ao Mimosa, não fosse ele perder-se.
O abastecimento tinha água, sumos, fruta e bolos. Cada comia e bebia o que queria sem qualquer limitação.
Seguimos viagem. Mais à frente tínhamos a separação dos percursos. À esquerda os 35 e 65, e para a direita os 15. O pinhal continuava a ser a paisagem dominante.
Perto do Km 32 tínhamos novamente a separação dos percursos. Eu já ia sozinho e estranhava todos os participantes virarem para os 35 - mas ninguém vai para os 65?!?
Bem, segui para os 65. O Rui já ia uns kms mais à frente, também nos 65 e os restantes participantes Papa Trilhos seguiram para os 35Km. Antes a Marlene San ainda teve um problema técnico na sua bike. O aperto do espigão partiu e a altura do selim fixou completamente desregulada. Um companheiro do BTT ao ver uma donzela em apuros cumpriu com o seu cavalheirismo e ajudou no que era possível. Colocou um pau no tubo do espigão e na bike para fazer altura. Agradecimento para o Jorge de Figueiró dos Vinhos dos Rodas Voantes - temos de combinar um passeio por essas bandas!
Para quem seguiu o percursos dos 65Km, a coisa complicou bastante. A partir do Km 40, entrámos na serra e o sobe e desce era constante e mais agressivo. A vegetação era mais densa apanhámos alguma lama. Os desgaste físico foi muito maior e em menos de metade do percurso fizemos mais do quadruplo de acumulado de subidas.
No último Km, alguns engraçadinhos alteram a localização das fitas, levando alguns participantes a enganarem-se no percurso. Foi o meu caso. Mas como era normal haver fitas +/- de 100 em 100m, rapidamente percebi que estava enganado e voltei para trás.
Finalmente avistou-se a linha de meta onde já estavam todos os Papa Trilhos. Foi uma recepção calorosa. Até os elementos da organização estavam contagiados com a nossa boa disposição e também faziam claque.
Os banhos eram nos balneários de uma escola. Acho que ouve quem tomasse banho de água menos quente, mas eu e o Rui não tivemos razão de queixa.
O almoço foi num pavilhão ainda em obras. Tínhamos um arroz de feijão com bocado de bacon acompanhado de carne de porco. Sem qualquer tipo de exagero, foi o arroz de feijão mais delicioso que comi. E a mesma opinião foi geral.
Durante o almoço a organização fez a distribuição dos prémios. Os Papa Trilhos também foram contemplados com um prémio. O Sr Fonseca foi premiado por ser o participante mais idoso. Maravilha!!!
Finalmente, tirámos a tradicional foto de grupo.
Foi uma maratona agradável, com alguma dureza para quem fez os 65Km. A organização esteve muito bem - secretariado bem organizado, muito pessoal da organização ao longo do percurso para auxilio, percurso bem marcado com placas e muitas fitas, simpáticos, almoço simples mas excelente! Maratona a repetir.
Por fim, os parabéns às mulheres que integraram a comitiva Papa Trilhos. A Marlene San e a Gina San que completaram o percurso neste divertido e agradável evento.
Foram 64Km para a maratona com 988m de acumulado de subidas e 40Km para a meia-maratona. Estatísticas.
Ver mapa maior
Participantes (7): Marlene San, Gina San, Paulo Alex San, Rui San, Mimosa San, Ivo, Fonseca.
Muitos parabéns aos participantes.
ResponderEliminarPela reportagem deu para perceber que a organização estava excelente.
Para o ano se esta maratona estiver na nossa agenda espero participar.
Beijos e Abraços
Gostei muito de ter participado nesta Maratona.
ResponderEliminarFiz os 65 km e até aos 30 km foi sempre a andar e estranhei ver tanta gente a virar para os 35 km enquanto que os 65 km era em frente, percebi depois, porque a 2ª metade do percurso não tinha nada a ver com a 1ª.
Bom teste para a Maratona de Estremoz.
Parabéns ao grupo, bem dispostos, animação em alta.
Beijinhos e abraços
Papa Trilhos gostei de saber que tudo correu bem uns mais cansados que outros mas isso faz parte do BTT.
ResponderEliminarAgora fiquei um pouco apreensivo como é que alguém fez parte do percurso com um pau no....espigão. Mas bom acabou tudo bem disposto e pelos vistos com um arroz de feijão divinal. Beijos e abraços para todos.
Maravilha de reportagem naturalmente com o cunho do Paulo Alex San. Fico muito satisfeito que se tenham divertido, e tenham feito mais amigos deixando sempre um rasto de simpatia e de boa disposição. Nós por cá, de alguma forma tambem nos juntámos á iniciativa do dia da mulher.:)
ResponderEliminarAquele abraço!!
Olá a todos...
ResponderEliminarComeço por partilhar convosco a minha experiência nesta meia maratona do Carriço, felizmente com uma grande adesão feminina.
Às 09h30 e ao som do sino da igreja foi dada a partida, pequeno percurso de alcatrão para reconhecimento do local, até aqui tudo bem, entrada em terra batida e aqui sim ... a minha "companheira" de aventura teve um pequeno problema mecânico (estava "baralhada" não sabia se havia de estar em cima ou mais abaixo) - refiro-me ao meu celim.
valeu-me um cavalheiro, o Jorge Zuzarte do grupo de BTT Rodas Voantes que com a sua agilidade e improviso me ajudou a contornar a situação. O Papa Trilho Mimosa não tardou a chegar ao pé de mim para saber a razão da minha demora.
Contratempo ultrapassado foi só pedalar e desfrutar os marvilhosos trilhos que tinham traçado.
Quanto à organização apenas tenho a dizer ***** e quanto ao arroz de feijão meus amigos mais *****.
Quero agradecer aos meus companheiros de pedal, Gina San e Mimosa San.
Para mim uma maratona a repetir.
Abraços e beijos
Marlene San
fiquem bem
Simplesmete devinal! Uma organização sem exemplos, trilhos muito bem sinalizados, com bastante pessoal da organização espalhados estratégicamente. Foi um dia espectacular. Mais uma vez agradeço a cedencia da inscrição ao nosso amigo Marco San, desejando-lhe as rápidas melhoras para juntos pedalarmos e comermos uma boa pratada de NESTUM. :)
ResponderEliminarOlá a todos,
ResponderEliminara prova foi espectacular, a organização do melhor. Correu tudo muito muito bem apesar de alguns precalços:
tinha-me inscrito para os 65km mas fui parar à meia maratona ! pois alguem do staff me disse pra virar à direita, pois eu ia só e o individuo deve ter olhado pra cara do idoso hehehe,só vi que estava errado quando cheguei à meta.
o pior podia ter acontecido quando a bike quase caiu do carro na autoestrada, mas logo chegou o Rui (obrigado Rui) e a BT.
Em suma:a participação foi por uma boa causa, obrigado pelo premio do Idoso e especialmente obrigado a todos os Papatrilhos por me terem apoiado e acompanhado. Foi muito bom!
Abraços
Fonseca