Começámos por adaptar o percurso ao local onde estávamos a pernoitar e, começámos em Vale do Rio subindo até Figueiró dos Vinhos passando pelo Douro, numa subida constante ao longo de de 6 km.
Em Figueiró dos Vinhos entrámos no percurso do4º Passeio de S. João, com zonas de trilhos e estradões alguns dos trilhos bem técnicos de muita beleza e sempre com uma característica em todos eles, a muita tranquilidade que ali se vive, em que nos dirigíamos para a Aldeia de Ana de Aviz e depois descemos até à Praia Fluvial com o mesmo nome, local muito bonito, mas que devido ao céu encoberto e pouco dado a banhos, não tinha ninguém à excepção do nadador salvador, que prestou auxilio ao Rui San ao limpar e desinfectar um ferimento que tinha feito no percurso até aqui, ao qual agradecemos a sua prontidão de ajuda.
Prosseguimos o nosso passeio passando por Ervideira até chegarmos à EN236-1, bem perto do IC8, onde tornámos a entrar por trilho passando por Pinheiro Bordalo, Carvalheira Pequena, Altardo, Graça até chegarmos à margem do Rio Zêzere, que nos proporcionou uma vista fabulosa com uma enorme sossego, tranquilidade.
Daqui até perto da Barragem de Bouça foram 8 km a acompanhar o rio e, chegados perto da Barragem uma subida de respeito, aliás quase sempre a subir até à Atalaia Cimeira e pela subida podemos apreciar toda a imponência e beleza da Barragem e paisagem circundante.
Na Atalaia Cimeira efectuámos abastecimento líquido e seguimos com destino ao nosso ponto de partida desta volta, passando por Cabeço do Penedo, Marvila até à Aldeia Cimeira e Bairradas.
De Bairradas até Vale do Rio fizemos por estrada.
De Bairradas até Vale do Rio fizemos por estrada.
Volta muito simpática, percurso muito bonito com paisagens lindas e troços com dificuldade técnica e física acentuada.
A salientar um facto, o percurso do 4º Passeio de S. João encontra-se quase na sua totalidade marcado e, isto não deveria ter acontecido e nem deveria acontecer ou seja, é uma chamada de atenção à organização deste passeio assim como a outras tantas que depois do evento não retiram as marcações dos passeios / maratonas por este país.
Volta com 52 km e um acumulado de 1459m Participantes: (2) Paulo Alex San e Rui San
Video: filmagens e edição por Rui San
Olá,
ResponderEliminarDepois de alguma discussão com o Rui, decidimos partilhar convosco as pedaladas que fizemos por terras de Figueiró dos Vinhos. Achamos que a beleza dos trilhos que fizemos e toda a envolvente proporcionada pelo BTT era merecedora de reportagens a condizer. Não se trata de mostrar o que fizemos, mas aquilo que existe para além dos trilhos que percorremos nas nossas voltinhas habituais. Esperamos que estas reportagens sejam do vosso agrado! Esta é a 1ª de 3, correspondendo aos 3 dias que passámos em Figueiró na semana passada.
Em relação a este passeio, foi uma repetição do que havia sido efectuado no Passeio de S. João organizado pelos rodas Voantes. Agradável, muito bonito, trilhos com alguma dificuldade técnica e física a condizer. De notar que após 2 semanas, o percurso ainda está quase todo marcado. Teve o pró de auxiliar a repetição do percurso, mas o contra de os trilhos ainda estarem com as fitas.
Saudações.
your blog is good
ResponderEliminari like it
Olá,
ResponderEliminarChamo a vossa atenção para cerca de 30s do filme desta reportagem, +/- a partir dos 6min30s.
Saudações.
your blog is good
i like it
Aí está mais uma internacionalização do nosso site...
Olá,
ResponderEliminarPormenor espectacular, o voo da ave, por momentos parecia que estava a ser o vosso guia.
Excelente.
Beijos e Abraços