Depois de um briefing da estratégia de ataque, a coluna militar seguiu para a Serra da Arrábida para não serem detectados pelas tropas inimigas. As dificuldades avizinhavam-se com a subida aos 220m de altitude junto da efémero Cai de Costas. Era um ponto crucial para o sucesso da missão. Daqui conseguira-se avistar todo um circundante que permitiria delinear a melhor estratégia para a conquista do Castelo dos Ventos que estava ocupado pelos indígenas muçulmanos. Estávamos em pleno século XII e o nosso comandante chefe D. Afonso Henriques havia já conquistado a cidade de Lisboa.
A missão dos Papa Trilhos era expulsar os muçulmanos e repatriar o domínio do castelo a Portugal. Sempre com o olho no Castelo, as tropas Papa Trilhos seguiram pelo Cai de Costas e desfilaram pelo trilho dos moinhos até à povoação de Palmela.
Estava próximo o ataque final ao Castelo. Silenciosamente entre as várias habitações do povo que ansiosamente esperavam a libertação de tal malvado regime, os Papa Trilhos chegaram às muralhas do Castelo.
Sem pena, nem dó, os orgulhosos soldados iniciaram o combate. De armas em acção, uns em 2-3, outros em 1-2, expulsaram os muçulmanos que viram-se obrigados a se refugiarem em Alcácer do Sal. A missão estava cumprida e estavam abertos os festejos. O deslumbrar da vista não deixava dúvidas do cumprimento do dever.
O momento foi também registado para que no futuro este regimento fosse lembrado pela sua bravura e incontestável entrega à pátria que representavam.
Depois de 7 dias de festa, os soldados Papa Trilhos aclamados pelo povo à sua passagem, regressaram à base de regimento para recuperaram de uma missão de 55Km com 476m de acumulado. Mal eles sabiam que os mulçumanos, inconsolados de tal humilhação, iriam voltar à carga, reconquistando mais tarde a margem Sul do Tejo.
Registo histórico:
Paulo Alex San, Fernando Lapa, Tony, Joaquim, Mimosa San, H. Leão, Rui San, Rikybike San, To Ze San, Nelson San, Lorivaldo, Soldado Orange e Soldado Specialezed.
Arsénio San,
ResponderEliminarQue tropa de Elite, os Soldados da Fortuna que se cuidem.
Arsénio
Perdido na penunbra andava D.Sebastião qd tal façanha ocorreu, mas a história com as fotos se adivinha... que muy buenos seriam los soldos e a ração de muy bom agrado de los soldados, pois la maiorya muy gordita estava para tamanha bravura :-)
ResponderEliminaraos Bravos..Hip..Hip..HURRA!!!!
saudosos abraços
J.Góis
Nota : Faltou dizer que eu ( Quim ) estriei a armadura do Papa-Trilhos , por isso senti-me um nobre guerreiro no clã .
ResponderEliminarAbraço a todos os que conqistaram os 55kapas.
Quim
A KELLYS ficou muito bem na foto. Parabéns pela nova bike.
ResponderEliminar