O Parque das Lagoas amanheceu de palco montado, já para a festa do 25 de Abril, e uns belíssimos raios de sol, embora com um pouco de vento. A partir das 08.30h, este recinto começou a ser populado por uma espécie animal que habita naquelas bandas e caracterizada por se moverem em dispositivos de 2 rodas, vestes várias com a predominância do laranja e protecção de cabeça de cores e feitios diversificados.
Dada a ordem de partida, os primeiros Kms foram de Fernão Ferro para a Qta do Conde onde estariam mais outros espécimes para o ajuntamento final. E assim aconteceu, outros tantos ou talvez mais, formaram um grupo de 44 rodas. A voltinha em jeito de passeio de BTT, continuou em direcção Cabanas, para depois entrarmos na Serra da Arrábida, a subir, até ao trilho dos Moinhos de Palmela.
Depois foi sempre a rolar em sobe e desce até ao Foi Dental que estava em hora de ponta, pois o congestionamento obrigou a várias paragens onde a paisagem envolvente enriquecia as vistas de quem por ali passava.
O Vale de Barrios foi logo a seguir para virarmos mais à frente em direcção ao trilho do Posto de Vigia. O acumulado de subidas ia aumentando, arriscando-me a dizer, como que directamente proporcional à boa disposição instalada. Já quase no final da subida, no último patamar intermédio, o Lapa San recebeu uma chamada da assistência em viagem e tivemos de continuar sem a companhia dele.
Subimos mais um pouco (que cansaço!) e um furo obrigou-nos a uma paragem mais prolongada, Tira roda, tira câmara de ar, põe desmontas, enche câmara de ar, blá bla blá... foi o furo da Marlene San. Felizmente o Felix San não se debruçou neste azafamo, apesar da sua insistência! Certamente que demoraríamos um pouco mais!
Problema resolvido, solucionado e concluído, iniciou-se a descida até à Capela de S. Luis onde além de tirarmos a foto de grupo, alguns Papa Trilhos tiveram abastecimento reforçado. Dizem que sabia a queijo e pão, mas para a maioria nem cheiro! Mas ficou prometida nova visita ao local, dia 30 de Abril para prova gastronómica na festa local.
Continuámos por trilho até ao estradão de Tanque, que seria o objectivo do passeio. A visita estava prometida à minha pessoa, e o nosso guia Riky tratou do resto. Mas apesar do calor, não nos foi possível refrescar, pois o tanque estava completamente vazio! Falha da organização!
Já com a hora avançada, iniciámos o regresso com subidas várias e outros desníveis inclinados, até ao Vale de Barrios e a última grande subida até ao inicio do Cai de Costas. O grupo aqui estendeu-se um pouco e vários poliglotas do pedal, insistiram em experimentar o Cai de Costas. Os restantes, devidamente acumudados, aguardavam voz de comando para continuar.
Descemos novamente até Cabanas e depois foi sempre a rolar em grande "velocidez" até à Qta do Conde, com os vários espécimes a deixar o grupo conforme as suas tocas. A chegada a Fernão Ferro concluiu este belo passeio, com o sumatório de 4 dezenas de Kms acrescentados de 7 metros e um acumulado rigorosamente medido com recurso aos mais recentes métodos tecnológicos de 628m.
Não percam mais um passeio dos Papa Trilhos, num qualquer trilho próximo de si.
Manhã muito bem passada proporcional à boa disposição e animação com que todos tinham. Percurso muito agradável com paisagens ao longo das pedaladas muito agradáveis.
ResponderEliminarBeijos e abraços
Boas,
ResponderEliminarFoi uma voltinha 5* e mais uma vinda da China. Foi uma manhã muito agradavel com temperaturas de Verão, foi pena o tanque estar sequinho...
Boa semana a todos!!!
Olá PT! Quero agradecer a este magnífico grupo, a oportunidade que me deram em participar nesta volta Arrábida-Tanque. Foi a 1ª vez que participei num passeio pela Natureza e com um grupo de amigos espectaculares. Adorei o sobe-e-desce.
ResponderEliminarObrigado a todos - Oscar Silva (Irmão do Silva (camisola amarela)).
Olá,
ResponderEliminarComo é sabido, o Lapa teve de desviar-se da voltinha por motivos de força maior, ou melhor, de furo maior. Foram adicionadas as fotos dele do álbum. No entanto, fiquei com uma dúvida... Ó Lapa, então não levavas câmara de ar suplente??!? Imperdoável! :)
(gostei do bocado de madeira a segurar o carro! eheh)
Saudações.
Excelente volta com todos os condimentos a fazerem parte...ele foi subidas, mais subidas, descidas poucas o fio dental e um excelente grupo onde reinou a boa disposição...Beijos e abraços
ResponderEliminar