PAPA TRILHOS - HÁ 16 ANOS A PEDALAR COM A NATUREZA. GALA PAPA TRILHOS 2024 - 14 DE DEZEMBRO - INSCRIÇÕES ABERTAS. .

Papa Trilhos® - Fernão Ferro/Seixal

Os Papa Trilhos surgiram a partir de um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo BTT e cujo o lema é "Pedalar com a Natureza".

Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, 08.00h (horário de verão), 08.30h (horário de inverno). Vê a mensagem de
"Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete.
Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com

Nota: os participantes em voltinhas ou eventos Papa Trilhos aceitam a cedência dos direitos de imagem nas fotos tiradas para publicação no site.

Calendário Papa Trilhos

Iniciativas Papa Trilhos


- eventos e passeios - consultar calendário.


segunda-feira, 30 de abril de 2012

Uma Estreia - 2012-04-28 - 26Km

Reportagem por Daniel

Mais um Sábado, mais uma voltinha. Mas esta não era uma voltinha como as outras, apesar de ser com as pessoas do costume, esta era a primeira vez que Eu, o Pedro, o Gonçalo e o Leandro pedalávamos como Papa Trilhos Juniores.

Esta volta começou com algum atraso, uma vez que a volta estava marcada para as 15h, mas como a minha família almoçou tarde e o Tozé estava com dúvidas se vinha se não vinha, esta só começou às 15h e 25 min.

Mas com esse mesmo atraso partimos do local habitual (Parque das Lagoas) em direcção à Apostiça. Fizemos o caminho habitual até à Verdizela, mas em vez de irmos para a Fonte da Telha, dirigimo-nos para a Quinta do Fanqueiro até Belverde junto á nova ponte. Seguimos em frente para as Paivas, Amora e parámos na Baía do Seixal para tirar-mos a tradicional foto de grupo, uma todos juntos e outra só com as crianças.

Foi aí que o Tozé se começou a queixar que o pequeno grande Gonçalo lhe estava a dar uma tareia.

Quando acabamos de nos refrescar, subimos a Boa Hora e fomos a caminho do Casal do Marco até à estrada Nacional, onde houve nova paragem pois o menino Gonçalo naquele dia estava cheio de fome.

Faltavam poucos quilómetros para acabar a voltinha e lá fomos nós entregar a Família Félix a casa e restava os outros 5 elementos acabarem a volta.

Participantes: Daniel, Pedro, Dora, Nélson, Sandra, Leandro, Gonçalo e Tozé.

Ponto de Encontro - Semana 18

Para esta semana, a proposta do Ponto de encontro é a seguinte:
- 3ª feira, dia 01, feriado: Voltinha de feriado Papa Trilhos. Ponto de encontro às 08.00h no Parque das Lagoas.
- sábado, dia 05:  Voltinha dos adolescentes. Ponto de encontro às 15.00h no Parque das Lagoas.
- domingo, dia 06: Voltinha domingueira Papa Trilhos. Ponto de encontro às 08.00h no Parque das Lagoas, ou às 08.20h na GALP da Qta do Conde.

Caso haja interesse em marcar mais alguma voltinha, deixem aqui a mensagem para conhecimento do restante pessoal.

Lembretes desta semana:
- 2ª feira, dia 30: fim do przo de inscrições exclusivas para Papa Trilhos - Travessia FF/Badajoz.
- 2ª feira, dia 30: fim do prazo de pagamento para o autocarro Raid Alvalade/Porto Covo. Solicita-se a regularização de todas as inscrições. Ver mensagem.

sábado, 28 de abril de 2012

Passeio a pedido do Pedro Felix - 2012-04-21 - 34Km

Reportagem por Rute Penteado

Sábado, três horas da tarde... ninguém no Parque das Lagoas! Será que nos enganámos na hora? Avistamos o Kimbikes, esperámos mais um bocadinho e apareceu a Dora e o Pedro. Já éramos cinco e o grupo estava feito.

Estávamos a combinar a volta quando o Pedro pediu ao meu pai se não podíamos ir ao Seixal. Ora aí está, pé no pedal e fomos para a Apostiça por um caminho que nunca tinha andado, mas entrámos pelo mesmo portão.

Chegados ao portão da saída da Apostiça, entrámos por detrás das vivendas e ficámos no cruzamento da Quinta do Fanqueiro. Atravessámos e já estávamos no cimo da Cruz de Pau. Descemos para as Paivas, pois o meu pai disse que era mais fácil atravessar a estrada. Mais umas pedaladas e estávamos na rotunda da Amora, entrámos no passadiço do Seixal e na saída do passadiço tiramos umas fotos onde fizemos a primeira paragem.

Seguimos, atravessámos o Seixal pela parte velha, para irmos mostrar o "caixa qualquer coisa" ao Pedro onde estava acorrer um jogo onde parámos para o Pedro ir poder espreitar. Ao seguirmos, ficou tão contente que enfaixou-se dentro de umas silvas. O rapaz reposto lá seguimos para o Casal Sto António, fomos pela quinta até ao Cavadas, Alto dos bonecos, Quinta da Galega, Parque Industrial do Seixal. Deixámos a Dora e o Pedro em casa e nós seguimos até as nossas casas já um bocado cansada, pois andamos 34 quilómetros com poucas paragens.


Os participantes foram o Kimbikes, Pedro, Ni, Rute, Dora.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

2012-04-22 Maratona de Estremoz 47km

Reportagem de Rui San
Este domingo foi o regresso a uma maratona de que gosto muito, a maratona de Estremoz.
Este ano bateram o record de participantes com quase 900 betetistas.
Este ano tive a companhia dos meus amigos Zé Costa Santos e Paulo Duran do Passatempo Bike Team.
Partida dada pouco depois das 9h00 e como habitualmente uma passagem pelas ruas da cidade e eis que pffffff, roda da frente despejada.
Resultado, troca de câmera de ar e consequência sermos os últimos a sair da cidade e, lá fomos nós em busca do enorme pelotão, que este ano tinha 3 distâncias à escolha para percorrer (30, 50 e 80km),
Assim que saímos da cidade começou o serpentear entre um sobe e desce, ainda pouco acentuado até perto do local do 1º abastecimento onde havia uma descida que metia muito respeito.
No abastecimento juntei-me ao Papa Trilho Pena e daqui para a frente andámos sempre juntos.
Abastecimento feito e haveria que seguir ao próximo destino, S. Gens (as antenas),  com uma "pequena" subida de quase 10km onde éramos brindados a cada curva com mais subida e paisagens espectaculares.
No topo da subida, mais um abastecimento e assistência técnica com óleo para as correntes pois estavam mesmo necessitadas devido ao pó.
Se no topo da subida estávamos, agora haveria que descer e entrarmos na fase das descidas, algumas delas era muito fácil ganhar velocidade onde a mais pequena distracção poderia ter consequências graves.
E foi numa dessas descidas, o meu amigo Zé Costa Santos foi literalmente abalroado por outro participante, onde as consequências ficaram "apenas"pelo dano de material e algumas escoriações, isto sensivelmente ao km 30.
Daqui para a frente o percurso foi mais suave sendo mais rolante onde os Papa Trilhos passaram a ter a companhia do Sérgio Rosado dos Anjos.
Até ao final só se ouvia é já ali, já só há uma subida e para quem não soubesse seria a subida ao Castelo na entrada da cidade, que seria o ponto mais alto da "2ª parte" da maratona.
Percurso com 47km e 1319m de acumulado , um percurso duro mas muito bonito, aliás dos mais bonitos que já tive o prazer de fazer em maratonas.
Participantes: (2) Pena e Rui
Reportagem da BTT TV:

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Fio Dental para todos os gostos! - 2012-04-22 - 53Km

Reportagem por Mário San e Bela San

Um pouco antes das oito da manhã, com o sol a espreitar entre as nuvens, forma-se o habitual grupo no Parque das Lagoas para se juntar com os restantes na Quinta do Conde para a habitual voltinha domingueira.

Com o grupo composto, começámos por aquecer na subida da Serra do Louro que liga ao trilho que vem do Cai de Costas.

No fim deste, houve uma pequena divisão do grupo, optando uns por descer o fio dental e outros pelo estradão, encontrando-nos todos no trilho das oliveiras.

Pelotão composto, partimos em direcção à Comenda. Aqui reabastecemos de água e de calorias. Bem foram precisas, pois a Capela de S. Luis ficava bem lá no alto.

Tirada a foto de grupo, fizemos o regresso pelas pedreiras, Vale de Barrios e aqui nova divisão do grupo. Uns subiram pelo fio dental, enquanto outros o fizeram pelo estradão em direção ao Cai de Costas.

Aqui fazemos o nosso regresso, passando pelas Cabanas, Quinta do Conde, Fernão Ferro.

Voltinha com 53 KM, com muito acumulado.

Participantes: Mario, Bela, Paulo Felix, Nuno Lopes, Carlos Prazeres, Nelson, Sandra, Tiago, Dias, Amaro, Fernando Vitor, Tony, sobrinho Tony, Lapa, Zé Luis e seu primo, Riky, Marco, Mimosa, Gina.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Ponto de Encontro - Semana 17

Para esta semana, a proposta do Ponto de encontro é a seguinte:
- 4ª feira, dia 25, feriado: Passeio de Cicloturismo de Fernão Ferro.
- sábado, dia 28:  Voltinha dos adolescentes. Ponto de encontro às 15.00h no Parque das Lagoas.
- domingo, dia 29: Voltinha domingueira Papa Trilhos. Ponto de encontro às 08.00h no Parque das Lagoas, ou às 08.20h na GALP da Qta do Conde.

Caso haja interesse em marcar mais alguma voltinha, deixem aqui a mensagem para conhecimento do restante pessoal.

Lembretes desta semana (... e mais 1 dia da próxima):
- 2ª feira, dia 30: fim do prazo de inscrições exclusivas para Papa Trilhos - Travessia FF/Badajoz.
- 2ª feira, dia 30: fim do prazo de pagamento para o autocarro Raid Alvalade/Porto Covo. Solicita-se a regularização de todas as inscrições. Ver mensagem.

PASSEIO CICLOTURISMO DE FERNÃO FERRO
25 de Abril - Fernão Ferro

Inserido nas comemorações do 25 de Abril, a Junta de Freguesia de Fernão Ferro dá continuidade à organização de mais um Passeio de Cicloturismo. Os Papa Trilhos têm uma extensa e orgulhosa representação neste passeio.

Pontos de encontro:
- 09.50h, saída do Parque das Lagoas em direcção ao local de inicio do passeio.
- 10.00h, local de inicio do passeio: Rua da Igreja, junto à Junta de Freguesia de Fernão Ferro.

Mais informações do passeio, consultar a mensagem respectiva.

domingo, 22 de abril de 2012

3ª Peregrinação Papa Trilhos Fernão Ferro/Fátima – 2012-04-14 e 15 - 169Km

Reportagem por Marlene San

Estava destinado que esta nossa peregrinação a Fátima iria ser uma verdadeira Odisseia, ou não fosse as previsões metrológicas previstas para este fim de semana.

Ora então, que comece a Odisseia com pontualidade britânica. 04.45h, nem mais, nem menos. Para além dos ansiosos pedalantes, também compareceram no local a Isabel Penteado e a filhota Rute, o nosso Presidente. Como desta vez, infelizmente, não nos iria acompanhar no pedal, foi “abençoar” a nossa peregrinação.

Estava na hora que colocarmos pés nos pedais e rumar até à Estação de Comboios de Coina. Pelo caminho ainda se juntaram mais uns Papa Trilhos que faziam um “árduo” aquecimento.

Chegados à Estação, completou-se o número total de pedalantes: 19 mais 1, o José Ramos, desconhecido do grupo, mas cujo companheirismo se veio a revelar um dos nossos.

Todos abordo e aqui vamos nós... próxima paragem Roma-Areeiro. Para dar mais emoção à “coisa”, ora aí está a bênção dos céus, chuva para nos refrescar até ao Parque das Nações. Organização do grupo para a 1ª foto do dia debaixo da majestosa pala do Pavilhão de Portugal. Após várias tentativas lá ficou registada a 1ª foto de grupo. A 2ª foto que oficializa a peregrinação foi junto à Torre Vasco da Gama e aproveitando uma tolerância do S. Pedro, lá dispararam os flashes.

Cedo percebemos que iríamos ficar fresquinhos ao longo do dia, mas de uma coisa tínhamos a certeza, não iríamos ser atacados pelo batalhão de melgas do rio Trancão, pois desta vez trocamos-lhes as voltas e substituímos esse campo de batalha por alcatrão mesmo ali ao lado.

Depois do abastecimento matinal e com os açucares repostos e bikes a 100%, continuámos trilhos fora. Para além da intempérie que nos ia acompanhar ao longo do dia, deparamos-nos com um obstáculo castanho, viscoso e muito, mas mesmo muito peganhento: a nossa “amiga” lama não estava ali para nos facilitar a vidinha, mas como guerreiros/as que somos e depois de uma banhoca num “trombinhas” (equivalente a Elefante Azul), as nossas bikes voltaram à normalidade.

As horas passavam e os Kms iam-se somando ao magnífico espirito de companheirismo deste grupo. A aldeia de Valada já estava no nosso horizonte e era lá que nos aguardava uma sopa quentinha e umas bifanas para reconfortar o nosso estômago.

Como até aqui as nossas maiores adversidades tinham sido a chuva e o vento, nada melhor para aquecer o espirito que uma bela subida. E ela aí estava, a 1ª subida do dia, a de Santarém. Cada um no seu compasso conquistou o topo. Depois de uma curta pausa, atravessámos algumas ruelas de Santarém. Venha a próxima... e veio mesmo, mas com um pouco mais de dificuldade, não pela altimetria, mas sim pela companhia da lama que marcava novamente presença nas nossas bikes. Sendo a última subida do dia, era também a que nos ia levar aos Moinhos e já bem perto de onde íamos pernoitar.

Chegados ao Hotel, onde fomos muito bem recebidos, as mangueiras já estavam apostos para a lavagem quase industrial de bikes. Depois de limpinhas e novamente lubrificadas, estava na hora de sermos nós a tomar um duche, mas desta vez com água quentinha!!!

À hora marcada, lá estávamos nós no restaurante para nos restabelecermos de calorias e outras iguarias que por lá estivessem. Jantar muito abastado com hidratos de carbono e vitaminas. O cansaço não se fez esperar e depois deste manjar era altura do merecido descanso dos/as guerreiros/as.

No 2ª dia às 07.30h já havia pessoal a fazer o aquecimento físico nas bikes. Havia que voltar a colocar as “trouxas” e tomar o pequeno-almoço para iniciarmos a que seria a nossa última etapa pedalante do dia. O relógio da Igreja já batia as 08.30h quando foi tirada a 3ª foto de grupo para mais tarde recordar.

Estava na hora certa de começarmos a descer. Passámos pelo Centro de Ciência Viva do Alviela para começarmos a subir. Para este dia estavam guardados +/- 36Km com muitas subidas. No Covão do Feto fizemos a mais longa das subidas, ou seja, 5Km que nos levaria à Serra de Stº António. Chegados ao topo, aqui estava mais uma razão para uma espectacular foto de grupo.

E se é bom subir, o que aí vinha ainda era melhor: a descida até Minde onde acho que poucos de nós respeitaram os limites de velocidade. Até lá a baixo foi um instantinho misturado com muita adrenalina, simplesmente altamente.

Em Minde fez-se uma paragem obrigatória para restabelecer o organismo, contactar com os nossos familiares que já estavam a caminho de Fátima para se juntarem a nós nesta nossa aventura. Preparados para continuar a subir até ao parque dos geradores eólicos e chegados aqui, foi uma só pedalada até nos juntarmos aos nossos familiares que nos aguardavam calorosamente no Santuário.

Por muitas palavras que eu possa escrever aqui, jamais conseguirei descrever as dificuldades que atravessámos e as emoções que vivemos. Uma peregrinação onde o calor humano e companheirismo se sobrepôs a todos os ventos.

E como me coube a tarefa de relatar estes dois dias, sinto-me no direito de fazer alguns agradecimentos. A todos os Familiares, Amigos e Papa Trilhos que ficaram a “pedalar” do outro lado, o meu muito obrigado pois a vossa força esteve connosco!!!

Ao nosso Presidente Paulo Alex San, um Obrigado Especial por toda a dedicação e tempo que carinhosamente investe neste grupo.

Um reconhecimento aos meus companheiros do pedal que se portaram muito bem!!! E às minhas companheiras do pedal que colocaram a fasquia feminina bem no alto!

PARABÉNS A TODOS NÓS!!!

Pedalantes: Nelson, Sandra, Mário, Bela, Félix, Dora, Paulo Semião, Gina, Carlos, Isabel, Dias, Armaro, Tiago, José Ramos, Ni, Kinbikes, Fernando Vitor, Pena, Rui e Marlene.

terça-feira, 17 de abril de 2012

18º Passeio Cicloturismo Fernão Ferro a 25 de Abril

Como vem sendo habitual, a Junta de Freguesia de Fernão Ferro vai organizar o 18º Passeio de Cicloturismo de Fernão Ferro, inserido nas comemorações do 25 de Abril.

Este passeio faz também parte do Plano de actividades dos Papa Trilhos, e como tal, terá a nossa participação.

O programa das comemorações é o seguinte:
4ª feira, 25 de Abril
09.00h: Cerimónia de içar das bandeiras na sede da Junta
10.00h: inicio do Passeio de Cicloturismo
13.00h: piquenique livre no Parque das Lagoas
No Parque das Lagoas:
14.00h: actuação do Grupo de Ginástica Acrobática dos Redondos
14.30h: actuação do Grupo de Danças e Cantares dos Redondos
15.00h: actuação do Grupo de Concertinas dos Redondos
15.30h: baile com o Duo Vitor Ginja
15.00h/19.00h: actividades de Futsal, torneiro da Malha e insufláveis.

O Passeio de Cicloturismo terá a cobertura do Canal V da Cabovisão.

Pela experiência dos anos anteriores, o percurso deverá ter a distância aproximada de 20Km e uma dificuldade baixa (para quem ande regularmente de bicicleta - BTT ou Cicloturismo).

Para os Papa Trilhos, familiares e amigos que queiram participar, poderão efectuar a inscrição respectiva através do link para o efeito. As inscrições do grupo serão depois encaminhadas para a Junta de Freguesia. O prazo de inscrições é até 22 de Abril.

LINKS:
- inscrições - EXCLUSIVO para Papa Trilhos, Familiares e Amigos.
- consulta das inscrições
- documento oficial da Junta - Programa, Percurso, Regulamento
- percurso de 2011

Notas:
- para Papa Trilhos: uso obrigatório de equipamento Papa Trilhos.
- inscrições do publico em geral: na Junta de Freguesia de Fernão Ferro ou geral@fernaoferro.pt

Ponto de Encontro - Semana 16

Para esta semana, a proposta do Ponto de encontro é a seguinte:
- sábado, dia 21:  Voltinha dos adolescentes. Ponto de encontro às 15.00h no Parque das Lagoas.
- domingo, dia 22: Maratona BTT Estremoz.
- domingo, dia 22: Voltinha domingueira Papa Trilhos. Ponto de encontro às 08.00h no Parque das Lagoas, ou às 08.20h na GALP da Qta do Conde.

Caso haja interesse em marcar mais alguma voltinha, deixem aqui a mensagem para conhecimento do restante pessoal.

Lembretes desta semana:
- domingo, dia 22: fim de inscrições para o autocarro Papa Trilhos - Raid Alvalade/Porto Covo.
- domingo, dia 22: fim de inscrições para Passeio Cicloturismo Fernão Ferro - Papa Trilhos, Familiares e Amigos.

MARATONA BTT ESTREMOZ
Estremoz

Para este evento estão inscritos 2 Papa Trilhos que irão representar o grupo nos trilhos da Serra d'Ossa:
- Rui San
- Pena

Mais informações sobre o evento no site respectivo.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Direitinho ao céu – 2012-04-15 – 60Km

Reportagem por Pedro Santos


Oito da matina e o sol radiava para um dia magnífico. O chão molhado é que indiciava que havia pouco tempo desde a última chuvada. Para um ciclista, normalmente, isto quer dizer uma coisa: duche.

Ainda parei em Fernão Ferro, mas nem vivalma. Como normalmente, quando isto acontece, tenho que fazer uma série de verificações aos relógios porque costumo ser eu que estou mal, desta vez, todos eles confirmavam: hora certa, local certo. Se não há pessoal é porque deviam ter ido todos para Fátima. Sendo assim, corda aos sapatos, direito à Quinta Do Conde, a ver se por lá havia algum aventureiro.

Em grande forma, lá estavam o Fernando Lapa e o Zé Luis. Estava reunido um trio, onde só me ocorria “onde é que me vim meter… Com estes dois, vou morrer!”

Quando alguém sugeriu como destino o Posto de Vigia, não podia ser melhor. Era a oportunidade de fazer a viagem que me estava mesmo a apetecer: Subir até ao céu! Seria ainda a oportunidade de experimentar a minha nova carcaça, três quilinhos mais leve. Foi ouro sobre azul esta sugestão.

Enquanto navegávamos na direcção traçada, ainda passamos por aqui e por acolá. Até vimos locais, giros, por ventura.

Houve um chato do caraças que não se calava o caminho todo, mas olhem, desculpem lá qualquer coisinha… apeteciam-me falar!

Atingido o objectivo, depois da obrigatória foto de grupo, era agora tempo de fazer o sacrifício das descidas. Já nenhum de nós se lembrava de como seria descer… como se não bastasse, largou-se a chover. Eu fiquei para trás a tentar vestir o impermeável até que consegui transformar aquilo numa camisa-de-forças.

Já na volta para casa, passamos por sítios. Havia muitos sítios. Uns de um lado, outros do outro. As nuvens davam-lhes muito bom aspecto, ao ponto de várias paragens para fotos às paisagens. Fomos andando e andando, enquanto íamos tendo algumas oportunidades para lavar as bikes, com aguinha oferecida pela mãe natureza.

Por fim, lá chegámos a casa e, hoje, soube-me tão bem chegar a casa! Para o Lapa e para o Zé Luis parecia que não tinha sido nada mais que um pequeno passeiozito de domingo, mas eu, confesso, cheguei bem rebentado.

Passámos ligeiramente a barreira dos 1000m de acumulado. A juntar às cerca de 5 horas em cima do selim, deixaram-nos com uma voz um bocadinho mais fininha que o habitual.

Foi mais um excelente domingo, cheio de boa disposição, como já vem sendo hábito com os Papa Trilhos!

Uma mensagem aos senhores meteorologistas: Ontem à noite, diziam que hoje não ia chover. Pois bem, meus senhores, enganaram-se!

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Aniversário de Mimosa San - 2012-04-13

O Papa Trilho Mimosa San "Puro Prazer" está hoje de parabéns.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Volta da Apostiça - 2012-04-07 - 31Km

Reportagem por Pedro Felix

Desta vez calhou-me mais uma vez a mim (Pedro) fazer a reportagem. Aos poucos fomos reunindo no local do costume mas hoje tivemos 1 estreia: o Vasco que se portou muito bem.

Reunido o grupo partimos em direcção à Apostiça, onde só saímos à Fonte da Telha e tiramos a foto de grupo onde aproveitamos para comer.

Voltámos ao Parque das Lagoas com uma velocidade estonteante, pois queríamos esticar as pernas. Voltinha muito fixe.

Fico contente por ver que a voltinha dos adolescentes tem cada vez mais adeptos onde desta vez eram 24 rodas: Pedro, Leandro ,Vasco, Daniel, Gonçalo, Rodrigo, Félix, Nelson, Jorge Numes, Dora e Sandra.