A Serra da Gardunha com 20 Km de comprimento, 10 Km de largura e 1.227 metros de altitude, apresenta-se como um dos locais de excelência para a prática do BTT. Situada na coração da Beira Baixa, concelho do Fundão e distrito de Castelo Branco. A organização do evento foi concentrada no centro da cidade do Fundão no pavilhão multi-uso. O secretariado, almoço e o arco de meta foram montados dentro do pavilhão, sendo a partida efectuada numa rua junto do mesmo.
Partida efectuada às 9 horas, com os primeiros Kms feitos nas ruas do Fundão seguindo o carro da GNR. Na entrada dos estradões com o pessoal a rolar ainda bastante juntos, o pó era imenso dificultando um pouco a respiração. Estes Kms iniciais tinham alguma pedra e começou-se a ver pessoal a furar. Comigo e com o meu companheiro desta aventura tudo corria bem, até que mais ou menos aos 12Km, partiu-se o cabo das mudanças traseiras da minha bicicleta. Como devem imaginar o stress foi enorme, pois fazer todos aqueles Kms de viagem até ao Fundão e não desfrutar dos magníficos trilhos da Gardunha não é fácil, por isso não tenho fotos do momento.
O meu cunhado foi o mecânico de serviço, cortou um bocado da bicha das mudanças junto ao desviador para se conseguir ganhar um pouco de cabo de modo a que fosse possível voltar a prende-lo no desviador. Foi uma operação difícil, porque a bicha era de boa qualidade e não foi fácil corta-la. Como o cabo partiu junto ao desviador, ainda deu para remediar, se fosse junto do manípulo das mudanças estava terminada a minha participação neste magnífico evento.
A seguir à separação da maratona da meia maratona, atravessamos pela 1º vez a ribeira da Meimoa, (Afluente do rio Zêzere e que se junta a este próximo do Fundão), com água muito límpida e bastante fria, o que até “soube bem” dado o intenso calor que estava.
O percurso teve passagem e abastecimentos nas seguintes povoações: Pêro Viseu, Capinha, Enxames, Fatela, Alcaide e Alcongosta. No troço entre Capinha e Enxames voltamos a atravessar a ribeira de Meimoa.
O abastecimento de água na localidade de Fatela foi numa fonte centenária, que segundo conversa com populares que se encontravam na mesma a fazer os seus abastecimentos é melhor da região.
A aproximação à localidade de Alcongosta foi feita pela calçada romana (este ano foi a descer), é um trilho muito engraçado de fazer, mas requer alguns cuidados.
Este evento tem uma beleza que mais nenhum tem que é nesta altura do ano as cerejeiras estão todas repletas dos seus deliciosos frutos.
Em resumo um excelente evento com subidas bastante duras, mas também com boas descidas, bons singles tracks e como a chegada ao Fundão com um circuito tipo XCO muito bom e divertido de se fazer.
Para terminar um agradecimento especial ao Manuel Cardoso (meu cunhado) que me acompanhou nesta aventura e desenrascou a avaria da minha bicicleta, e se para o ano houver saúde e a Troika não apertar mais, lá estarei.
Sem comentários:
Enviar um comentário