A primeira comitiva começou, como de costume em Fernão Ferro e à hora marcada estava no segundo ponto de encontro.
A surpresa deste vosso repórter ou reportador 😊 foi a presença do Gonçalo Leão (filho mais novo da Papa Trilho Isabel Santos)...com uma bike montada com a ajuda de peças das bikes dos irmãos e com problemas nas mudanças que se tornaram semiautomáticas, mas lá estava ele e cheio de força para iniciar...vamos a isso.
Depois dos abraços, bacalhaus e beijinhos, saímos da Quinta do Conde em direção aos Brejos por Casal Bolinhos e toca a subir para a Aldeia da Piedade. Como quem sobe...desce e vice versa, desta vez descemos para a Estrada do Parral.
Depois fomos em direção do Calhariz e à Serra do Risco... seguimos pelos trilhos paralelos à estrada de alcatrão, que mais parecem uma estrada Romana, com tanta pedra.
Chegados ao alcatrão, continuamos a subir e para surpresa geral, virámos à direita e descemos por um acesso onde poucos já tinham ido, muito giro, muito verde, com uma praia ao fundo mas onde começou a imperar a preocupação enquanto descíamos; Depois para sair, é por onde?
Estávamos então na Praia de Alpertuche, uma beleza natural que só as praias da Arrábida conseguem dar. Tirámos a foto de grupo e muitos outros tiraram muitas outras fotos.
Depois de todas as fotos, veio a resposta à pergunta que alguns fizeram enquanto desciam, a saída é pelo mesmo local...em sentido inverso, ou seja a subir!
De regresso ao alcatrão tomamos o caminho do Portinho da Arrábida e toca a dar gás que é a descer....antes de chegarmos ao Portinho, alguns BTTístas conhecedores do Código da Estrada, desesperaram à espera que a luz vermelha passasse a verde para prosseguir a viagem e alcançar o comboio da frente. Chegou a luz verde para prosseguir e admirar as águas cristalinas junto à praia.
Passamos a praia para o outro lado e temos de subir....foi escolhida a subida da Praia do Creio (a subida onde aparece a informação no Strava de 20%). Lá em cima, com a respiração mais apressada que as pernas, seguimos pelo alcatrão em direção à Comenda e admirámos as lindas praias da Arrábida, dos Coelhos, Galapinhos e Figueirinha.
No parque da Comenda fizemos a nossa pausa para abastecimento de água, barrinhas, bananas, gel...etc...o que cada um era portador. De seguida passados a estrada para o lado interior e fomos por onde quase todos gostam de passar o trilho da Comenda. No final, já no alcatrão tínhamos de subir e quando todos pensavam no subida do comediante, o guia decidiu subir mas no sentido do Parque de Campismo e depois pelo trilho do Alto da Madalena ou subida dos Picheleiros....
E pronto! Estávamos em Azeitão, voltamos a passar em Casal Bolinhos, depois junto ao Campo de Futebol na Qta. do Conde e começaram as despedidas. Uns com mais fome (a hora de almoço não perdoa) aceleraram em direção a suas casas.
O meu amigo Garmin disse que fizemos 65km e tivemos 910m de acumulado.
Participaram os Papa Trilhos:
- Isabel Santos
- Fátima
- António Júlio
- Rui Inácio
- Carlos Prazeres
- Pacheco
- Félix (Pai)
- Fernando Borda d'Água
- Ni
- Amaro
- João Vieira
Acho que temos de lá voltar deve estar tudo diferente.
ResponderEliminar