Da Quinta dos FF's À simpática Vila de Sesimbra são aproximadamente 15 minutos... de carro! Ora então, bora lá testar com o pé no pedal quanto tempo fazemos. E nada melhor do que começar com um pouco da história desta nossa vila piscatória que é muito visitada por nós, principalmente no Verão.
Existem vestígios da presença humana em Sesimbra desde o período do calcolítico (3000 a.C.). Na Idade do Ferro (VIII-II) foi habitada pelos cempsos que estão na origem do nome da vila. Em 15 de Agosto de 1201 foi concedido aos habitantes de Sesimbra a Carta de Foral, documento régio de D. Sancho I de Portugal que aplica os direitos e deveres.
Foi no reinado de D. Dinis, sexto rei de Portugal, que se criou a Póvoa de Ribeira de Sesimbra, pequena aldeia de pescadores, junto ao mar. A aldeia cresceu muito e tornou-se vila à época dos Descobrimentos. Sesimbra passou a ser um importante porto de construção naval e de abastecimentos de embarcações. Entre o final do século XIX e o inicio do século XX, floresceu, uma importante indústria conserveira.
Agora que estamos um pouco mais sábios, é hora de seguir pelo estradão da Quinta do Perú, em direção às Pedreiras e entre lama, buracos, perícia e boa disposição chegamos à estrada da serra em Sesimbra; atravessamo-la para prosseguir o trilho que nos ia levar a uma “varanda” virada ao mar.
Tudo apostos para a foto de grupo e clik (desta vez tiramo-la à moda da nossa equipa Elite, selfie!)
Retomada a estrada de alcatrão era hora de contrariar as pernas, por isso bora lá subir para mais à frente descer. E assim foi o nosso regresso, descer/subir/areia, subir/descer e areia!
O último desafio desta manhã era subir a velhinha estrada de Sesimbra que constatamos que está mesmo velhinha e eu desejava não ter de usar a minha “avózinha”.
42 Kms concluídos com sucesso e boa disposição.
Em breve faremos companhia à nossa Elite!
Sem comentários:
Enviar um comentário