E lá saímos nós de Fernão Ferro outra vez… em mais um Domingo lá voavam 15 bicicletas e respectivos cavaleiros, em dia de céu limpo e em direcção ao ponto de encontro da Quinta do Conde. Já lá, juntou-se a nós o veterano Borda d´Agua.
E foi já com todos presentes que fomos informados pelo Presidente que passaria a ser nomeado um guia para a volta, sendo desta vez o companheiro Kimbikes, o sortudo.
Cientes que o passeio foi automaticamente traçado pelo guia e foi feito com a experiência e a dedicação que lhe é característica, lá arrancámos da Quinta do Conde em direcção à Arrábida.
Já éramos 16 e foram eles o Paulo Alex, Ni, José Amaro, António Sá, Carlos Prazeres, Mário, João Vieira, Fernando Dias, Kimbikes (Joaquim Barreto), Carla Baião, António Borda d´Agua, Paulo Ramos, Óscar Lopes, Luis Painço, Jorge Mergulhão e o estreante Manuel Pereira. Desde a baixa da Quinta do Conde lá fomos pela Rampa de Negreiros,em direcção à Aldeia Rica e nas imediações desta lá fizemos a primeira subida... E como o que sobe também desce lá fomos com um sorriso de orelha a orelha, a descer até aos Picheleiros à "Entrada do Velho das Saias", ainda passando por debaixo de um poste de telecomunicações caído o que juntou mais uma pitada de adrenalina a este troço.
Reunindo todo o grupo naquele ponto, foi sempre a subir pela "Subida do Parque de Campismo do Barreiro". Obstáculo ultrapassado e o guia teve de parar para ajudar a fauna e flora da zona. Alguns enganos pelas lebres do grupo e depois do guia se reunir a nós lá fomos descendo pelos estradões de gravilha e por um bonito trilho para muitos desconhecido chegando até ao Parque de Merendas do Alambre onde descansámos e confraternizámos como sempre aprendendo alguns novatos os "truques" que esta modalidade permite.
Seguindo pela N379 entrámos na Estrada de Casais de Calhariz até ás Pedreiras. Daí fomos até ao famoso e espectacular Trilho do Javali e daí para a Subida Entre Pedreiras seguindo para a Estrada do Facho e subindo até ao Moinho do Facho onde tirámos a foto de grupo.
Apreciada esta paisagem singular e espectacular e com pena de deixar este local, descemos pelo trilho das antenas (mais uma maravilha do BTT) e foi aí a vez dos pedais de encaixe pregarem uma partida à Carla Baião. Daí subimos em direcção à Cova da Raposa, e foi já na Rua Vasco Santana que mais uma vez os pedais de encaixe atraiçoaram o Papa Trilho Kimbikes. Casal das Figueiras, Pinhal de Cima, Aiana de Cima, e daí fomos pelo Estradão até a malfadada estrada para a Lagoa de Albufeira (a N377), que em épocas de bom tempo causa sempre algum temor nos BTTistas mais cautelosos, devido ao trânsito automóvel.
Seguindo em direcção a Fernão Ferro por esta nacional saímos para a Apostiça onde fizemos o último reabastecimento de água
e subimos pelo troço da antiga estrada nacional EN378. Subida feita e já com alguns com os bofes de fora chegámos a Fernão Ferro onde nos despedimos uns dos outros e ansiámos cada um em silêncio pelo próximo passeio.
Assim foram 62km, com 967m de elevação, de pura diversão.
Manhã muito bem passada, com bom tempo, boa companhia, boa disposição e trilhos bem escolhidos o que fez deste passeio essencial para ultrapassarmos com um sorriso mais uma semana de trabalho à porta.
Sem comentários:
Enviar um comentário