Lembretes desta semana:
- N/A.
Reportagem por Paulo Alex San
Um dia após o 14º aniversário, iria acontecer o passeio informal de aniversário Papa Trilhos. A manhã estava bastante cinzenta, com muita humidade no ar que fazia intimidar os eventuais pedalantes. Saí de casa com uma vontade tímida e sem esperança de muita companhia. Talvez a promessa no dia anterior de abastecimento encorajasse outros como eu que, apesar do frio, acreditamos que pedalar é a melhor forma de celebrar esta amizade de grupo. Mas ao chegar ao Parque das Lagoas, não se avistava ninguém… serei o único? Não, outros como eu estavam mais acima e outros ainda estavam para chegar, mesmo alguns Papa Trilhos desaparecidos. Foi bom reencontrar-vos! Já bem depois das 08.30h, saímos do Parque das Lagoas em direcção à Arrábida. Seguimos pela Quinta do Perú, descemos à EN10 e depois a seguir à Quinta do Picoto, tivemos um desencontro de grupo. Em vez de virarmos todos para o trilhos que segue à margem da EN379, parte do grupo seguiu em frente, mas rapidamente reparámos o desalinhamento, e encontrámos-nos no cruzamento da Quinta de Oleiros. Demos a volta pela Quinta do Mourinho e subimos à Aldeia da Piedade, a poucos kms do anunciado abastecimento. Daqui foi quase ao sabor da gravidade até ao Parque das Merendas onde as Papa Trilhos Marlene e Isabel Penteado (Sans de titulo) nos aguardavam já de mesa posta. Mesmo com o bolo de aniversário em falta, os participantes não se sentiram destemidos em degustar alguns biscoitos, bolos acompanhados da bebida oficial Papa Trilhos, o moscatel da Califórnia. Sem pressas, após mais calorias que kms, seguimos o caminho mais directo para o regresso a Fernão Ferro - estrada da Arrábida, Quinta de Oleiros, estradão da Quinta do Perú. No Parque da Lagoas, aguardava-nos a 2ª parte da festa, desta vez com o bolo de aniversário. Com a musica de parabéns, vozes desafinadas e brindes de moscatel, celebrámos mais um aniversário dos Papa Trilhos.Depois de um 2020 bastante condicionado, o ano de 2021 também não nos permitiu voltar à nossa tão desejada normalidade. Tivemos muitas voltinhas canceladas, outras com percursos caseiros, pois as restrições não nos permitia sair do concelho de residência e, o que mais sentimos falta, os nossos passeios e travessias também cancelados a esperar melhores dias.
Mas o tempo não pára, os dias passam, os anos somam-se e chegamos ao dia de mais um aniversário Papa Trilhos. Isto tudo para dizer que estamos todos de parabéns, pela resiliência, vontade, amizade, apesar de mais um ano atípico.
Estamos com vontade e esperamos, se assim a pandemia permitir, começar a recuperar o défice de convívio que temos. A nossa Gala, por motivos de disponibilidade, foi adiada para o início do próximo ano e esperamos que seja o marco principal de demonstração como grupo.
Continuamos a ter as nossas voltinhas domingueira onde convidamos todos a desarrumarem as bicicletas das garagens e arrecadações, vistam os glamouriosos equipamentos e juntem-se numa manhã de pedaladas exuberantes para recordar muitos dos músculos adormecidos. Venham daí com o orgulho de sermos Papa Trilhos!
Parabéns a todos!
A Direcção.