Lembretes desta semana:
- N/A
Reportagem por Paulo Alex
No âmbito do 2º aniversário da Associação de Ciclismo do Seixal, esta associação organizou um passeio pelo Concelho do Seixal - Rota das Igrejas. Julgo que o objectivo era passarmos por algumas igrejas do Concelho, mas... já lá vamos!
Os Papa Trilhos, como é habitual, acolheram bem o anuncio do passeio e marcámos o ponto de encontro com saída do Parque das Lagoas, para o local de inicio do passeio, a sede da associação, junto ao mercado do Pinhal dos Frades.
Aqui, o aparato já era grande... muitos ciclistas, pórticos, participantes, curiosos... Fomos levantar os nossos dorsais e alguns Papa Trilhos aproveitaram para usufruir de uma mesa como vários bolos e até café para quem quisesse. Um pormenor agradável por parte da associação. Entretanto chegou também o acompanhamento policial - 2 motos da PSP e 3 motos da GNR. Ninguém nos iria parar!
Antes do inicio, foto da praxe para depois seguirmos para os anunciados cerca de 30Km. Sabíamos que o percurso seria em exclusivo por estrada e por isso tínhamos participantes com bicicletas de BTT (em maioria), de estrada e algumas de passeio.
A 1ª passagem foi pela igreja do Pinhal dos Frades, igreja de Paio Pires, com passagem pelo Casal do Marco e igreja do Seixal com paragem para estivar as pernas e agrupar.
Depois seguimos em direcção à Amora, igreja de Belverde/Fanqueiro, igreja da Torre da Marinha e terminámos o passeio novamente no Pinhal dos Frades após cerca de 30Km. À chegada tínhamos o resto do lanche matinal, um sorteio de alguns brindes onde os Papa Trilhos foram contemplados com 2 deles (um para o Saiote e outro para o Vitor Rebelo) e um bolo de aniversário acompanhado de espumante.
Para finalizarmos o passeio antes de chegarmos a Fernão Ferro, fizemos uma breve paragem no café marinheiro para discutirmos a nossa prontidão física e capacidade de digestão de algumas bifanas e imperiais.
Nota final: os Papa Trilhos não podem deixar de comentar o facto de mais uma vez a freguesia de Fernão Ferro ter sido discriminada no percurso de um passeio de bicicletas. Tínhamos a informação que o passeio iria passar pela igreja de Fernão Ferro, mas tal não aconteceu. Julgamos que a participação habitual que os Papa Trilhos têm em passeios desta natureza e com um número de participantes bastante interessante, merecíamos que a nossa freguesia estivesse em igualdade como tantas outras que nem sequer têm representação de um único elemento. Esta nota em nada desvaloriza a qualidade do passeio e o esforço empregue em organizar um passeio que na nossa prespectiva merece o nosso reconhecimento.
Reportagem por Paulo Alex
Cumprindo a tradição, o dia de carnaval é dia de voltinha até ao Cristo Rei. Era este o nosso objectivo e foi com ele em mente que nos encontrámos no Parque das Lagoas às 08.30h. Depois dos cumprimentos habituais, seguimos em direcção à Apostiça. Estava um belo dia de sol, apesar de um vento frio. Depois de atravessarmos a Apostiça, seguimos pela Marisol em direcção a Corroios e ao chegarmos à Cova da Piedade, voltámos a cumprir a tradição - um pastel de nata e café para mais à frente enfrentar a subida ao Cristo Rei.
Antes ainda passámos por Cacilhas e fizemos a passagem até às ruínas (aliás, ao longo desta passagem está quase tudo em ruínas, tirando o restaurante o a zona de lazer junto ao elevador). Foi aqui que fizemos uma breve paragem para mentalização da subida com registo fotográfico.
Estávamos na cota praticamente 0, e precisávamos de chegar à cota 114m. Os 3 lances eram o meio para alcançar esta cota final. Apesar do declive acentuado, fizemos o 1º lance. O 2º lance estava bastante deturpado devido às chuvas o que obrigou a desmontar da bike. O 3º lance, mais longo, estava como habitual e sem dificuldades acrescidas. Já na base do Cristo Rei, demos uma voltinha para admirar as vistas e algumas fotos da praxe.
A partir daqui, iríamos desenvolver o nosso regresso, em direcção à Coisa da Caparica, onde estavam também muitos populares a aguardar a nossa passagem (uma boa perspectiva de interpretação de estar tanta gente também a passear).
Finalizámos o nosso regresso voltando à Apostiça e depois de pedalarmos 56Km, estabelecemos acampamento à porta do café ao largo do Parque das Lagoas para fazermos o balanço da volta e debatermos a estratégia adoptada (ou seja, uma decupla para uns copos de cerveja).