Já conhecia as bifanas de Vendas Novas, as do Silas em Muge, faltava conhecer as bifanas do Migalhas em Pegões.
Estava previsto um percurso com mais de 130kms, que já tinha sido feito pelo Saiote, mas que teve de levar alguns ajustes por causa do corte da ponte que liga a N10 à herdade do Zambujal. Seguimos em direção à Quinta do Conde, fizemos o estradão paralelo à linha do comboio e depois um single track na zona das Covas de Coina até à Penalva Seguimos em direção ao Pinhal Novo, fazendo um percurso diferente do habitual até à Venda do Alcaide. Fizemos parte do caminho da volta do Sado, mas em vez de seguirmos em direção a Setúbal, viramos à esquerda e fomos dar à N10 na zona de Pontes. Andámos um pouco pela N10, depois viramos à direita em direção à Gambia, ou seja, estávamos a fazer o mesmo percurso da volta de Alcácer, mas em sentido contrário. Entrámos no single track paralelo à linha do comboio até à estrada que liga à herdade do Zambujal, e que está cortada. Como o percurso passava pela herdade do Zambujal, a alternativa era passar o rio pela ponte do comboio, tal como fizemos na volta de Alcácer. Saímos do caminho ao lado da linha no mesmo local da volta de Alcácer e passamos pela casa da Sr.ª que nos abasteceu de água. Fizemos cerca de 6kms por um estradão com sobe e desce até à N5 na zona da Marateca. Seguimos por meio dos arrozais em direção à Landeira Passámos junto à fábrica da Ucal/Parmalat. Passámos por cima do auto estrada A2 e viramos à esquerda onde a paisagem era de vinhas. Depois seguiu-se uma imensa reta pelo pinhal e que terminava numa bela barragem. Mesmo a chegar ao Migalhas passamos por uma grande exploração de flores em vasos. Estávamos com cerca de 76kms feitos, e com apetite para a bela bifana. Depois do abastecimento tínhamos que regressar e faltavam cerca de 60kms
Passámos por várias explorações de flores de vários tipos. Algumas partes do percurso tinham bastante areia, o que fez com tivéssemos de empurrar a bike. Apanhámos o percurso da Bifana de Vendas Novas um pouco antes de Fernando Pó. Passagem pela adega Ermelinda Freitas, seguindo em direção à reta que engana, onde é impressionante os hectares de árvores que plantaram. Passámos pelo Pinhal Novo onde fizemos uma paragem para abastecimento. Seguimos em direção à Penalva e a casa.
Volta interessante, com a maioria do percurso novidade para mim, a bifana, idêntica à de Vendas Novas, sendo das 3 que falei no inico a do Silas de Muge a melhor.
Participaram os Papa Trilhos: Joaquim Pena e Luís Saiote e o amigo Daniel Lourenço.
Sem comentários:
Enviar um comentário