O TransArrábida não é nenhum evento, nem existe qualquer inscrição (€) envolvida. É apenas uma reunião de amigos e companheiros do pedal que resolveram ir para a Arrábida pedalar no mesmo dia.
Como já é hábito, o "desorganizador" organiza uma recolha de donativos para “O Cantinho da Milu”. Um abrigo de animais do distrito de Setúbal.
O TransArrábida é um "evento" em total autonomia, onde cada um é responsável pela sua segurança, navegação, hidratação e alimentação.
Para este ano estavam disponíveis 3 percursos:
BTT - 110km, 3000d+
Gravel - 125km, 2600 d+
Estrada - 150km, 2400d+
O início dos percursos era em Palmela, mas nós por uma questão de logística, saímos de Azeitão, fazendo o trajeto Azeitão -> Palmela na parte inicial. Antes de iniciarmos o passeio tiramos a foto da praxe. Fomos em direção à Quinta da Califórnia, Alto das Necessidades, estradão Vale de Barris, descemos a Lagartixa e subimos a Cobra, viramos à direita até ao alto de Palmela. Junto da Igreja Matriz de São Pedro de Palmela era a junção da parte final com a inicial do percurso. Fizemos o trilho dos Moinhos, o single do Pomar seguindo sempre por um single da parte de cima do estradão que vai até ao Cai de Costas. Descemos parte do Fio Dental e viramos à direita por um single track novo "single Pata de Galinha", que atravessa o estradão do Vale de Barris e continua do outro lado com outro single "single do Vale XL"
Fomos dar ao estradão do Tanque onde fizemos mais um single track paralelo ao mesmo, seguimos para a descida da "Via Rápida da Pedra Vermelha", onde fizemos o trilho dos Costados Partidos "novidade para nós" que termina no estradão das Oliveiras. Seguimos pela N10 em direção a Setúbal, virando à esquerda até à Capela de São Luís. Das n vezes que subia ao Posto de Vigia, esta foi a mais difícil para mim, foi um dia não, devido a problemas de estômago por causa de algo que comi e me começou a provocar náuseas. Mas com uma vista sempre espetacular. A descida do Posto de Vigia, não foi pelo estradão, mas pelo trilho "Vigia ao Trilho Romano", bastante técnico com muitas pedras e raízes.
Fomos dar novamente à N10, subimos pela Calçada Romana do Grelhal até ao Bairro do Viso em Setúbal, Forte de São Filipe até à estrada Setúbal Praias.
Seguimos para o Vale da Rasca onde viramos à direita na subida das Cruzes até à Cruz. Descemos o "El Gitano", uma descida das mais agressivas e assustadoras que já vi, com tempo seco fica tão escorregadia que é impossível parar a bike, e que termina na Comenda.
Como estava em dia "off" decidimos abandonar o track na zona da Comenda, quando tínhamos que subir a Encomenda para depois descer o Trilho Maravilha.
Seguimos por estrada, subindo os Picheleiros em direção a Azeitão.
Participaram os Papa Trilhos: Joaquim Pena e Luís Saiote.
Sem comentários:
Enviar um comentário