Numa manhã bastante cinzenta e com uma probabilidade de chuva elevada, a maioria dos Papa Trilhos preferiu outras actividades do que ir pedalar. Foi por isso que no Parque das Lagoas às 08.30h somente estavam 4 Papa Trilhos, um deles em estreia absoluta desde a ultima vez que andou de bicicleta.
Depois de debatermos os vários destinos possíveis, foram colocados à votação dos presentes, as seguintes opções: Posto de Vigia, Alcácer, Sintra, Rua dos Pioneiros e Apostiça. A votação foi bastante renhida e foi necessários argumentos de peso para cada uma das opções. Acabou por ser eleita a voltinha pela Apostiça (ainda tentei aliciar com umas cervejas na Rua dos Pioneiros, mas o pessoal queria era pedalar).
Assim, lá fomos em direcção à Apostiça. O céu, carregado de nuvens, lá se ía aguentando. Fizemos vários trilhos na Apostiça, entre estrados e Single tracks, até chegarmos à cancela da Verdizela onde seguimos para o café do sitio para... um cafezinho.
Depois, regressámos à Apostiça, entrando pela acesso da Casa da Biodiversidade. Pelo menos a Papa Trilho Marlene San ainda não conhecia esta atração, que até se encontrava aberta. O biólogo de serviço deu-nos uma breve explicação da fauna, flora e actividades que promovem.
Seguimos depois por mais uns trilhos e voltinhas, até chegarmos novamente à cancela da Valenciana para regressarmos a Fernão Ferro.